Semana da Diversidade celebra respeito, cidadania e orgulho em São Sebastião

A Semana da Diversidade será realizada em São Sebastião entre os dias 26 e 28 de junho, reforçando o compromisso do município com a promoção dos direitos humanos, da inclusão e do respeito às diferenças. A programação integra as celebrações do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, comemorado em 28 de junho, e culmina com o Orgulhe-se 2026, maior evento da diversidade do Litoral Norte paulista. Mais do que uma celebração, a iniciativa promove reflexões sobre cidadania, representatividade e combate à discriminação, fortalecendo valores fundamentais para uma sociedade mais justa e acolhedora.

As atividades começam na sexta-feira (26/6), às 20h, com uma edição especial do projeto Música na Janela, que recebe a cantora, compositora e musicista Karoline Alves. No sábado (27/6), às 19h30, a Videoteca Municipal exibe o documentário ‘Laerte-se’, dentro da programação do Cinema Pontos MIS Especial Orgulhe-se. O filme acompanha a trajetória da cartunista Laerte Coutinho após assumir sua identidade trans e amplia o debate sobre diversidade, liberdade, família e representatividade.

O encerramento ocorre no domingo (28/6), no Anfiteatro da Rua da Praia, com o Orgulhe-se 2026. A programação começa às 10h com o I Torneio Orgulhe-se de Vôlei e o Troféu Orgulhe-se de Queimada, promovendo integração e respeito por meio do esporte. Ao longo do dia, o público acompanha apresentações artísticas, performances drag, DJs, manifestações culturais, homenagens e diálogos com representantes de instituições e movimentos sociais que atuam na defesa dos direitos humanos e da diversidade.

Entre os destaques estão os shows de Priscilla Luz e Lia Clark, além da participação dos DJs Gee, Spunk’t, Dan Maxx, Maskarosa e Aquino, das drags Macaya Queen, Thifany Félix e Luizza Roxy, do Coletivo Ballroom do Litoral Norte e do grupo Filhos de Dionísio. A programação também inclui homenagens a pessoas e instituições que contribuem para a promoção da cidadania e dos direitos da população LGBTQIAPN+. Realizado pelo Coletivo Orgulhe-se, o evento conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), da Secretaria de Turismo (Setur), da Secretaria de Saúde (Sesau), da Secretaria de Esportes (Seesp), do Fundo Social de São Sebastião e de parceiros institucionais como a ONG Mães Pela Diversidade, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Defensoria Pública do Estado.

Serviço:

Música na Janela Especial Orgulhe-se

Data: 26 de junho (sexta-feira)

Horário: 20h

Atração: Karoline Alves e Banda

Ingresso: Entrada gratuita

Cinema Pontos MIS – Especial Orgulhe-se

Data: 27 de junho (sábado)

Horário: 19h30

Filme: Laerte-se

Local: Videoteca Municipal

Ingresso: Entrada gratuita

Classificação: 10 anos

Orgulhe-se 2026

Data: 28 de junho (domingo)

Competições esportivas

I Torneio Orgulhe-se de Vôlei

Troféu Orgulhe-se de Queimada

Inscrições: a partir das 10h

Local: Quadras esportivas – Complexo Turístico da Rua da Praia

Apresentações Artísticas

Horário: a partir das 15h

Local: Anfiteatro da Rua da Praia – Complexo Turístico de São Sebastião

Ingresso: Entrada gratuita

Fotos: Divulgação | PMSS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *